quarta-feira, 29 de junho de 2011

Festivais de MPB na época da ditadura

Essa é pra quem nasceu depois que a boa música se foi.
Muito interessante ver que as músicas que mais fizeram sucesso tinham algumas mensagens políticas e sociais por trás mostrando como era difícil a vida de quem queria expressar suas opiniões.
Seguem algumas apresentações dos festivais de 66 e 67.
No festival de 1966 o vencedor foi Jair Rodrigues cantando "Disparada"(composta por Geraldo Vandré e Théo de Barros).
No festival de 1967 o vencedor foi Edu Lobo com a música "Ponteio".
Curiosidades:
- Na música Disparada existe um trecho que diz "Se você não concordar não posso me desculpar
Não canto pra enganar,..."
, dizem que está parte é uma crítica a jovem guarda que surgiu na época da ditadura e cantava músicas que "encobriam" a real situação do país.
- Em 1966 o prêmio de primeiro lugar foi dividido entre as músicas "Disparada" e "A Banda". Somente em 2003 foi revelado que isto aconteceu pois o próprio Chico Buarque que havia ganhado o prêmio fez está solicitação. Ele não iria receber o prêmio sozinho.

Em 1968 também ocorreu a terceira edição do FIC - Festival Internacional da Canção, este que era patrocinado pela TV Globo.
Neste festival foi que surgiu a emblemática canção de Geraldo Vandré "Pra não dizer que não falei das Flores".
Esta canção ficou em segundo lugar, atrás de "Sábia" composta por Chico Buarque e Tom Jobim.

No aúdio da apresentação de Geraldo vandré, podemos ouvir a platéia vaiando a música Sábia, pois todos a não ser os jurados tinham dados como certa a vitória de Geraldo.
As imagens da apresentação de Geraldo Vandré foram tomadas pelo governo logo após sua apresentação, e no dia seguinte Geraldo teve que fugir do Brasil para não ser preso.

No wikipédia existe bastante informação a respeito de todos os festivais de MPB que tivemos no Brasil, vale a pena dar uma lida e ver como estavámos bem servidos de músicos e como estamos hoje.

 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Ah, a época que a música era boa.

    ResponderExcluir
  2. único momento em que se teve verdadeiros festivais na TV.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou Helena Julio do Equador, quero falar bem sobre o Sr. Benjamin sobre este assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre o Sr. Benjamin, então decidi tentar solicitar o empréstimo. Com a vontade de Deus, eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD. O pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador recusaram, foi realmente fantástico fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. E-mail/WhatsApp Contact se você deseja solicitar um empréstimo de them.247officedept@gmail.com WhatsApp Contact: +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir